terça-feira, 15 de abril de 2008

Som orgânico

Em nosso dia-a-dia é quase impossível perceber que tudo nesse universo emite alguma frequência que pode resultar em um som.

O som de “Ohm” é exatamente a freqüência medida da órbita elíptica da Terra e como ela viaja ao redor do sol, assim como ele é considerado o nosso centro de gravidade musical. É dito que “ohm”, é o mais puro dos sons tendo a vibração e a ressonância existente mais primitiva, ou seja, foi a primeiro som a ser emitido no universo. Mas quantos de nós já ouviram o tom sutil criado por nosso planeta de fato? E quais são os milhões de outros sons indetectados que nos cercam no dia-a-dia?

Sabendo que o som ressona de toda superfície em nosso ambiente, Duncan Wilson quis identificar exatamente os sons indetectados transformando-os em sons audíveis.Juntou-se a Manolis Kelaidis na Faculdade Real do Art e então criaram um “aparelinho” chamado ATAR (que signifca ‘orelha’ em grego) capaz de proporcionar uma experiência sônica incrível , se utilizando de sons mínimos de objetos e ações cotidianas que são traduzidos em música ambiente.

O sistema é simples: é um dispositivo de ímãs com mecanismos de sucção que possuem um orador integrado, que descobre vibrações diminutas, aumentando a capacidade sonora de determinada frequência. A “geringonsa” pode ser colocada em sua janela, em um copo com água e gelo, em uma tigela de peixe ou qualquer outro artigo por mais modesto que seja.

Pode estar surgindo ai uma nova forma de fazer música, mais orgânica!

Um comentário:

L&M Cigarettes disse...

It is really outstanding, your blog! I did not even want to leave the web page because everything is arranged so perfectly well and the content is so interesting that it attracts everyone’s attention. Thank you very much for such a great pleasure and interest! I’ve already made your blog a part of my favorite links and will visit it many more times.