segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Nova arte


Para quem não conhece Hirst é um artista plástico que ficou muito famoso graças a suas obras um tanto quanto assustadoras: ele trabalha com animais dissecados em formol. Tão provocador quanto suas obras, o artista de 43 anos e membro do movimento Britart, resolveu se livrar dos negociantes de arte ou de uma galeria e realizou um leilão por conta própria com suas 223 peças na Casa Sotheby´s em Londres.

Não bastasse o “bafafá”, Hisrt ainda registrou um novo recorde para um leilão dedicado a um único artista, cujo anterior detentor era o surrealista espanhol Pablo Picasso (1881-1973) com um leilão de 88 das suas obras que se traduziu em um lucro de 20 milhões de dólares em 1993 ( 14,14 milhões de euros). Das 223 peças de Damien Hirst levadas a leilão, apenas cinco lotes não foram vendidos.

A obra mais famosa de Damien é um crânio humano coberto por cristais que pode ter sido comercializado por mais que sua obra intitulada “The Golden Calf”- um bezerro conservado num tanque de cristal cheio de formol que foi comercializado por 10,34 milhões de libras ( 13 milhões de euros), o que pode ser um recorde em faturamento e um fenômeno artístico!

Nenhum comentário: