quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Degustação de água

Para quem trabalhar no ramo culinário já tem percebido a preferência dos clientes sobre novos tipos de água. Isso mesmo a nova mania da “mesa” é a degustação de águas. No Hotel Claridge´s em Londres essas demanda já está sendo atendida, afinal contam com um menu com mais de 30 tipo de água do mundo todo.

Muitas das águas vêm da própria Inglaterra, como a Belu, filtrada direto das camadas de rochas antigas das colinas de Shropshire; a Llanllyr, uma água leve que pertence à mesma família desde 1720 e tem origem nos campos da Irlanda do Norte; e a Speyside Glenlivet, água alcalina vinda de Ballindalloch, Escócia. Nomes como as conhecidas Evian, Perrier, San Pellegrino, Panna e Voss estão presentes no cardápio, que conta também com a francesa Wattwiller, que foi descoberta pelos romanos, cuja fonte é rodeada por uma grande faixa de floresta; além da italiana Fiuggi, de PH quase neutro, que, segundo Michelangelo escreveu em 1554, possui propriedades curativas.

Entre as águas provenientes de outras partes do mundo: a Glaciana, que é uma água glacial originária do vilarejo de Osa, na Noruega; a 420 Volcanic, extraída do fundo de um extinto vulcão da Nova Zelândia; a Cloud Juice, água de chuva, engarrafada em King Island na Tasmânia. Algo muito novo, mas que promete se tornar o substituto da degustação de vinhos.

Nenhum comentário: