quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Pessoas como fonte de energia

Já sabe-se que tudo o que fazemos exige energia. Mas além de gastar energia também liberamos energia, falando, respirando, andando, enfim... Pois em alguns lugares essa energia que é “desperdiçada” por nós já está sendo reaproveitada. Isso mesmo, na cidade de Rotterdam, na Holanda, uma danceteria usa os movimentos que as pessoas fazem para dançar como fonte de energia para a música e as luzes do lugar.

Como? O chão da pista não é um piso qualquer. Em baixo dele, fica um material que gera eletricidade quando espremido e conforme as pessoas pulam, andam ou mudam seu ponto de equilíbrio, energia é gerada. Uma academia em Hong Kong também se aproveitou da idéia. Foram instaladas nos aparelhos de ginástica baterias que armazenam a energia gerada pela pessoa que está se exercitando.

O responsável por essa idéia é o inventor francês Lucien Gambarota e que promete invadir muitos espaços sob o selo “Powered By You”. Cada coisa que fazemos pode ser usada para gerar energia. Desde usar o teclado de um computador a correr em um parque. Se aproveitarmos essa iniciativa, em algumas décadas podemos produzir toda a energia que usamos!

Nenhum comentário: